sexta-feira, 28 de junho de 2013

Novos parceiros para o Projeto Ajeun Ilerá


O projeto Ajeun Ilerá  cresce todos os dias, nesse sentido hoje recebeu a adesão  da Associação Ylê Africano de Ogum e Oxalá dirigido por Pai Robson de Oxalá  e sua esposa!

 Richar Gomes ( Oju Obá ) e Mãe Carmen de Oxalá receberam com muita alegria, estes novos parceiros, e a repercussão que o projeto Ajeun Ilerá  está alcançando.

O Ilê de Pai Robson , ficxa localizado na cidade de Novo Hamburgo.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Reunião de avaliação da entrega de alimentos



O Coordenador Técnico Richard Gomes - Ojú Obá e a repŕesentante da Assobecaty Mãe Carmen de Oxalá estiveram em reunião com  os coordenadores dos núcleos de distribuição de alimentos do Projeto Ajeun Ileraá, reuniram- se na segunda- feira (17) para avaliar a 3 entrega de alimentos do PAA - Guaíba, através do Projeto Ajeun Ilerá.

domingo, 16 de junho de 2013

Oju Obá- Richard Gomes avalia os avanços do Projeto Ajeun Ilerá na Escola de Samba Império Serrano


UMA DOS AVANÇOS DO PROJETO AJEUN ILERÁ ESTÁ SENDO A SUA AMPLIAÇÃO NO COMPARTILHAMENTO DOS ALIMENTOS.
CONSOLIDAR PARCERIA COM PAI EDSON DE XANGÔ, AMARRA NO PÉ, NA RAIZ DO PROJETO UMA HISTÓRIA ANCESTRAL DO QUILOMBO DO ERMO, DA ESCOLA DE SAMBA NEGRA IMPÉRIO SERRANO, E DO TERREIRO DE XANGÔ.
CONTA A LENDA QUE OS NEGROS ESCRAVIZADOS FUGIAM DE PORTO ALEGRE PELO, ONDE HOJE É O BAIRRO TRISTEZA, E NADAVAM ATÉ A PRAIA ALEGRIA (EM GUAIBA) FAZIAM SUAS OFERENDAS A ORIXÁ OXUM, POR PERMITIR CRUZAR SEU RIO, A XANGÔ, NA PEDRA DE XANGÔ, PELA JUSTIÇA DA LIBERDADE CONQUISTADA, E IAM PARA O ERMO (*lugar sem ninguém, desabitado) AONDE FICAVAM ATÉ SEGUIREM PARA O TERRITÓRIO ARGENTINO,AONDE NÃO ESCRAVIZAVAM HUMANOS.
O TERRITÓRIO DOS NEGROS NO ERMO É PROTEGIDO POR XANGÔ!!

Na foto: Ojuobá Richard Gomes, Pai Edson de Xangô e Yá Carmen de Oxalá II

KAO KABESCI LÈ, NZAZI!!
Foto: Na quadra da escola de Samba Impèrio Serrano foi erguido o simbolo do Projeto Ajeun Ilerá
Na quadra da escola de Samba Império Serrano foi erguido o simbolo do Projeto Ajeun Ilerá
Na foto: Ojuobá Richard Gomes, Pai Edson de Xangô e Yá Carmen de Oxalá II

KAO KABESCI LÈ, NZAZI!!
 

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Revisitando os pontos apoio COOTAP

Revisitamos os pontos de distribuição de alimentos. dia 15 de junho , sexta feira
Foto: Sexta - feira revisitamos os pontos de distribuição de alimentos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Hoje contamos com os parceiros fortes como a COOTAP- Cooperativa dos Trabalhadores Assentados Região Porto Alegre Ltda, que colocou a disposição um caminhão para fazer a visitação dos pólos de distribuição.

COOP DOS TRABALHADORES ASSENT REGIAO PORTO ALEGRE LTDA

que está colocando o caminhão para fazermos as visitas nos pontos.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

PERFIL MÃE NEGA

Reino de Oxum e Ogum Megê
Localizado na Rua 03 n. 195 . Bairro Vera Cruz

Nome : Mãe Nega -    Celina Lourenço Jansen  , 48 anos 
É a 1¯vez que houve esse termo PAA.  Com relação o alimento vir dos sem terra reconhece que é uma luta que eles vem fazendo a muito tempo.
Com relação aos alimentos , ficou surpresa por ter achado que era pouquinho, nunca imaginou que vinha hortaliças.
Sente- muito feliz, conhece pessoas que não tem nada para comer. No Bairro Vera Cruz tem muitas famílias que  os pais tem necessidade de mandar crianças para o colégio para comer merenda.Ela Acha super interessante  esse projeto, e mais interessante ainda é a oportunidade se envolver , por coordenar o núcleo de distribuição do bairro Vera Cruz.

Se faltar homem para descarregar caminhão de alimentos , mesmo sendo Gay , podem chamar a Jô


Olá pessoal , sou a JÕ. tá certo, que eu não curto muito fazer força, como a maioria dos homens. Masse não tiver homens para descarregar o caminhão de alimentos do projeto Ajeun Ilerá- na ASSOBECATY, mesmo sendo gay. Me coloco a disposição.
É isso aí pessoal, até a próxima!

terça-feira, 11 de junho de 2013

AJEUN ILERÁ - Assobecaty e Comunidade Indigena Guaranis- Viva o empoderamento das Comunidades tradicionais

  1. Os diálogos realizados  por Richad Gomes - Oju Obá  no GT 4 - comunidades tradicionais no CONSEA- Conselho Estadual de Segurança Alimentar, de trabalho de apoio a luta indigena, nesta terça - feira (18) teve resultado na efetivação da parceria da Assobecaty e as comunidade indígena, Guarani Cacique  José. Assobecaty abriu mais um núcleo do Projeto Ajeun Ilerá,  viva a aproximação e o empoderamento das comunidades tradicionais .

    Eu, Jaqueline, Neli e Fernando no cadastro das famílias indígenas Guarani, na entrada da cidade de Guaíba

domingo, 9 de junho de 2013

Escola de Samba Império Serrano abre alas para o Projeto Ajeun Ilerá entrar

O  território da Escola de Samba Império Serrano , que esta localizada no bairro o bairro Ermo,  é um espaço marcado por questões étnicas raciais, o bairro é majoritáriamente a expressão da negritue  no municipio de Guaíba. 

O calendário imperiano é marcado por festas populares e religiosas. Tais festas
marcam a identidade, tradições e características específicas sendo uma  a relação estreita entre sagrado e profano, caracterizada pela devoção, ao orixá Xangô, patrono do Ilê que existe lá no fundo do quintal mas também como
momentos de resistência da cultura de um dado povo, e muitas vezes de contestação



Dia 09 de junho, de 2013, dia que marca a chegada  do PAA - Guaíba, através dp Projeto Ajeun Ilerá, um fato  político, um acontecimento que reuniu muitas famílias, que  desde muito cedo movimentam,o espaço da escola.
Estar dentro do cenário do carnaval, não é novidade. O que é muito novo é que nesse dia, o foguetório, ás 10 horas da manhã, não  comum. O anuncio que esta chegando uma politica de segura alimentar, um momento de regojizo e muitas palmas, que representam uma  grande quantidade de liberação de  "energia", que é redistribuída para todos os participantes.
Essa politica implica uma consagração, ou seja, é a possibilidade de transformação de  que representam espaços de sociabilidade, de celebração de
religiosidade e também de resistência e valorização da cultura negra.