Comunicamos que, em razão das festividades de final de ano, ASSOBECATY entrará em recesso a partir do dia 30/12/2018 retornando às atividades normais no dia 08/01/2019, período em que não haverá atendimento ao público.
ASSOBECATY deseja um feliz natal e um próspero ano novo a todos!
A Direção
Ajeun Ilerá - Alimento Saudável para Todos; ASSOBECATY- Beneficiando 1060 famílias em situação de vulnerabilidade, Comunidades Tradicionais de Terreiros, Pescadores, Indígenas e Quilombolas. O Projeto Ajeun Ilera não tem a distribuição do alimento como seu fim, mas como o começo estruturante do desenvolvimento socioeconômico e cultural da Região da Costa Doce,do Rio Grande do Sul.
Páginas
- Santa Rita, Cohab, Ipe, Vilinha da BR116, Vila da Benção, Centro,
- Associação São Jorge, Primavera
- Morada da Colina Núcleo 2
- Hermo
- Vila Iolanda
- Porto Alegre
- Vera Cruz, São Francisco e Nova Guaíba
- Colaborador Voluntário
- PERFIL
- Comunidade Indigena Guaranis
- Florida, Alegria , Vila Iolanda, Vila Jardim
- Logradouro
- Morada da Colina Núcleo 1
- CAPACITAÇÔES
- Morada da Colina Núcleo 3
sábado, 29 de dezembro de 2018
ASSOBECATY ENTRA EM RECESSO NATALINO
quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Novíssimo retrato do cadastro digital das famílias usuárias do Projeto Ajeun Ilerá na ASSOBECATY
Novíssimo retrato na entrega de alimentos do Projeto Ajeun Ilerá – Alimento saudável para todos, executado pela ASSOBECATY, onde os cadastros dos usuários estarão sendo acessados por meio totalmente digital a partir de 17 de agosto de 2018. A regra é válida para todas os pontos de distribuição dos alimentos oriundos do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Guaíba.
A utilização vai promover agilidade, transparência, segurança e economia de recursos humanos, também vai eliminar gradativamente o papel como suporte físico para o cadastro das famílias.
Novíssimo retrato do cadastro digital das famílias usuárias do Projeto Ajeun Ilerá na ASSOBECATY
Novíssimo retrato na entrega de alimentos do Projeto Ajeun Ilerá – Alimento saudável para todos, executado pela ASSOBECATY, onde os cadastros dos usuários estarão sendo acessados por meio totalmente digital a partir de 17 de agosto de 2018. A regra é válida para todas os pontos de distribuição dos alimentos oriundos do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Guaíba.
A utilização vai promover agilidade, transparência, segurança e economia de recursos humanos, também vai eliminar gradativamente o papel como suporte físico para o cadastro das famílias.
sexta-feira, 20 de abril de 2018
Parceria entre ASSOBECATY, COOTAP e CONAB contribui para garantir segurança alimentar para 580 famílias através dos alimentos do PAA Guaíba
Parceria entre ASSOBECATY, COOTAP e CONAB contribui para garantir segurança alimentar para 580 famílias através dos alimentos do PAA Guaíba
No caso da Cootap, a oferta de alimentos inclui alface, amora, melancia, mandioca, milho, berinjela e itens variados conforme a estação. Os produtos são cultivados em assentamentos de Eldorado do Sul e Encruzilhada do Sul. “Todos os agricultores possuem garantia da produção orgânica, legalmente regulamentada”, destaca Sandra Nunes Rodrigues, assistente social que acompanha os assentados.
Cardápio enriquecido Essa diversidade vai chegar à mesa de 560 famílias de guaibenses em risco de insegurança alimentar totalizando 2,3 mil pessoas moradoras de seis bairros. Segundo Mãe Carmen de Oxalá, da Assobecaty, os alimentos não processados vindos dos assentamentos estimulam uma dieta mais natural e saudável entre as famílias beneficiadas. "Permitem novos hábitos como a inclusão de sucos, batata-doce e aipim; a criação de uma cultura da saúde”, afirma. Na associação, as entregas do PAA incrementam o projeto Ajeun Ilerá (Alimento Saudável para Todos – em Iorubá), que promove oficinas, troca de receitas, discussão sobre temas como obesidade e ajustes de compromissos semanais ligados a esses temas. “Alimento é partilha, fortalece os valores civilizatórios da solidariedade, do conhecimento”, arremata Mãe Carmen.
PAA no RS Até o momento, há 14 projetos do programa em andamento no estado, dois com participação de assentados: um pela Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan) e o outro pela Cooperativa de Produção Agropecuária Sete de Julho, ambas de Nova Santa Rita. Os valores são de respectivamente R$ 319 mil e 199 mil. A Assobecaty é contemplada em ações do PAA desde 2013.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309 / 3311
imprensa@poa.incra.gov.br
MST entrega alimentos para Associação Beneficente de Matriz Africana em Guaíba, no RS
Iniciativa se dará por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)20 de abril de 2018 11h02
Foto: Letícia Stasiak
Por Setor de Comunicação do MST
Da Página do MST http://www.mst.org.br/2018/04/20/mst-entrega-alimentos-para-entidade-de-guaiba-no-rio-grande-do-sul.html
O MST do Rio Grande do Sul, por meio da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (COOTAP), vai entregar alimentos produzidos em assentamentos da Reforma Agrária à Associação Beneficente Cultural Africana e Umbanda Templo de Yemanjá (Assobecaty), localizada em Guaíba, a cerca de 30 quilômetros da capital. A iniciativa se dará via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) — Doação Simultânea.
O ato que marcará a renovação da parceria por meio do programa institucional acontecerá nesta sexta-feira (20), a partir das 15 horas, na sede da entidade (Rua Wenceslau Fontoura, 226; Bairro Jardim Santa/Rita Guaíba). Famílias assentadas e representantes da prefeitura de Guaíba e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) devem participar. Na ocasião, também serão comemorados os 84 anos de resistência da Assobecaty e seus 30 anos de conotação jurídica.
Conforme Sandra Nunes Rodrigues, assistente social que acompanha as famílias assentadas, o início da execução do PAA em 2018 é fruto da parceria das organizações sociais do campo e da cidade, com o apoio da Conab. Ela destaca que a Assobecaty vai receber de 45 famílias 85 mil quilos de alimentos, distribuídos num período de 12 meses.
Entre os itens a serem entregues, a cada 15 dias, estão abóbora, alface, almeirão, batata, berinjela, beterraba, couve, espinafre, melancia, amora, milho, moranga, pimentão, mandioca, repolho, rúcula, uva e tempero verde. Todos os alimentos são produzidos por assentados em Eldorado do Sul e em Encruzilhada do Sul. O valor do projeto é de R$ 319 mil. Ao todo, 560 famílias da cidade serão contempladas de forma direta com o PAA, totalizando 2.225 mil pessoas.
Assobecaty
A Assobecaty é uma casa de Tradição da Matriz Africana que completou no último 8 de fevereiro 84 anos de resistência. Com 30 anos de identidade jurídica, conforme Mãe Carmen de Oxalá, ela carrega em seu histórico o compromisso de defender o sagrado e o social.
Ela destaca que a associação é um legado deixado pela Mãe Quina de Yemanjá, que sempre teve um trabalho voltado para a segurança alimentar. “Hoje com o PAA estamos dando continuidade a sua caminhada, porém de forma bem mais ampliada", conta. Mãe Carmen acrescenta:“Quem faz o aniversário é Assobectay, mas quem ganhará o presentão é a comunidade guaibense com o recomeço do Projeto Ajeun Ilerá – Alimento Saudável para Todos”.
Desde 2012 a associação desenvolve ações culturais, junto com a Secretaria Estadual de Cultura, e hoje é reconhecida como o primeiro Ponto de Cultura de Matriz Africana no estado gaúcho, que leva o nome de Ilê Axé Cultural. Na área da saúde, tem forte atuação no combate a epidemia da Aids e desenvolve ações em abrangência estadual.
*Editado por Iris Pacheco
quarta-feira, 11 de abril de 2018
VOLUNTARIADO REINICIA ATIVIDADES NO PROJETO AJEUN ILERÁ
GRUPO DE VOLUNTARIADO REINICIA
ATIVIDADES DENTRO DO PROJETO
AJEUN ILERÁ - ALIMENTO SAUDÁVEL
PARA TODOS ASSoBECATY
executado pela ASSOBECATY , comprometido com a segurança alimentar ,
promoção e qualidade de vida dos seus cadastrados, desenvolve ações para
contribuir para a efetivação dessa missão, com apoio da força do voluntariado.
participaram do encontro de atualização das informações realizado
nas unidades de entregas nos bairro Primavera e na sede da Assobecaty,
Santa Rita. O evento iniciou com a acolhida da coordenadora técnica do
Projeto Ajeun Ajeun Mãe Carmen, que abordou a importância do
Voluntariado através de uma reflexão sobre a união, a convivência e a
solidariedade como meios para a transformação social.
no endereço Rua Wenceslau Fontoura nº 226 Jardim Santa Rita,
Tele (51) 30556655 email. assobecaty@hotmail.com.
quarta-feira, 28 de março de 2018
ASSOBECATY e COOTAP discutem retomada do Projeto Ajeun Ilerá projeto para combater a insegurança alimentar
Representantes da Cooperativas de assentados (COOTAP) e da ASSOBECATY se reuniram na terça-feira (29) para planejar a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, com o Projeto Ajeun Ilerá- Alimento saudável para todos na sede da associação, iniciativa visa reduzir a miséria e promover a segurança alimentar, uma política pública que atinge o campo e a cidade. Na ocasião foram discutido detalhes e planejamento para o ato público da retomada. Da esquerda para a direita, Mãe Carmen de Oxalá representando a ASSOBECATY, Sandra e Eliane representaram a COOTAP.
terça-feira, 13 de março de 2018
ATENÇÃO ASSOBECATY informa atualização de Cadastro do Projeto Ajeun Ilerá – ASSOBECATY
Atenção, você que é usuário do Projeto Ajeun Ilerá – Alimento saudável para todos, e adora receber os alimento do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos e distribuição simultânea, 100% orgânicos, corre sérios riscos de ficar sem , se não for fazer a atualização do cadastro no sábado dia 17/3 somente pela manhã. Isso porque apostamos em finalizarmos o cadastro, sendo que já temos data marcada para a primeira entrega.
quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018
ASSOBECATY participou da Oficina sobre Execução PAA, na COOTAP
A ASSOBECATY participou da 1ª Oficina sobre execução PAA, na COOTAP, realizada no dia 08 de fevereiro, nela foram divulgadas as novas normas que vai regrar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As entidades que estarão operando o PAA, de uma forma mais direta na distribuição ao público.
Da esq. para a dir., Orlando Representante da Conab) e Silvio Bert representando a Cootap
Pela manhã, foi abordado informações quanto as regras para a distribuição dos alimentos. Estavam presentes as seguintes organizações:
- ASSOBECATY
- COOTAP
- COOPAN
- COOP. SETE DE JULHO
- BANCO DE ALIMENTOS DE POA
- MESA BRASIL - SESC
- ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DA AUGUSTA
Todos focados na diretrizes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e no fortalecimento das relações institucionais com diversos órgãos público e privados.
Durante a tarde continuaram as orientações desde a colheita e manuseio dos alimentos até os pontos de distribuições. Confira imagens: